segunda-feira, 10 de março de 2014

CONTRASTES NO PAIS DA COPA .- continuando . . .


Fantástico - Fantástico mostra situação precária de escolas públicas em Alagoas, em Pernambuco e no Maranhão

Depois de  mostrar  a dinheirama toda   desperdiçada  em Pernambuco para  exemplificar apenas , porque  não  é  diferente  no  resto  do país  onde  foram construidos  os futuros  coliseus, quero aqui  mostrar  a reportagem  que o  Fantástico aparentou  ontem sobre  a  situação  dessas escolas em Pernambuco, Alagoas, Maranhão

São escolas sem água potável, sem banheiro e até sem sala de aula.
O que não falta é a força de vontade de alunos, professores e pais.

Durante dois meses, os repórteres Eduardo Faustini e Luiz Cláudio Azevedo percorreram escolas públicas dos estados que tiveram as médias mais baixas no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa).
“O percurso deles é em torno de 20, 30 quilômetros. Muitos acordam duas, três horas da manhã, para pegar um caminhão, para que esse caminhão leve até a rodovia, para da rodovia vir de um transporte fornecido pela prefeitura do município: o ônibus escolar”, conta um morador de Joaquim Gomes, em Alagoas.

“A rua é assim desse jeito. Os meninos, a gente atravessa eles no braço, porque não quer ver eles molhado. Caderno, eles não dão”, conta uma moradora de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.
“Essa água não é ideal para ser tomada e, principalmente dar ela para as crianças. Isso aí tem um germe total. Eu trabalho aqui, mas dela eu também não bebo”, revela um homem.
“Tem aluno que até cai da carteira, principalmente os menores, da educação infantil”, diz uma moradora de Codó, no Maranhão.
“Quando temos a necessidade de irmos para o banheiro, nós vamos para o mato. Os alunos e a professora”, afirma uma mulher.
O que a reportagem mostra são escolas em que falta tudo, escolas que nem de longe lembram uma escola. O que não falta é a força de vontade de alunos, professores e pais que sofrem com as péssimas condições de ensino. Sofrem e ficam indignados.

Leia e veja a reportagem completa  aqui  no FANTÁSTICO .

# ##  #


 A Globo é  danada, essa  reportagem tem destino certo,  pouco ou  nada  faz  referência ao governo  federal, nem comparações do  tipo  gasta-se  fortuna  com a  copa, mas  não  existe  nenhum investimento na  educação como  se vê  na  reportagem. Para  mim, é  matéria encomendada. O tempo  dirá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário