quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

DILMA INAUGURA O FUTURO COLISEU NO RIO GRANDE DO NORTE. - "Da Copa eu abro mão, queremos mais dinheiro para saúde, segurança e educação"

 Dilma Rousseff (PT) inaugurou nesta quarta-feira, 22, em Natal (RN), a Arena das Dunas, o primeiro dos seis estádios que não foram utilizados na Copa das Confederações a ficar pronto. Do lado de fora da arena, cerca de 400 pessoas protestavam contra o uso de dinheiro público na Copa. A manifestação foi pacífica, segundo a Polícia Militar.

Durante a cerimônia, Dilma afirmou que pretende inaugurar o Beira-Rio, em Porto Alegre (RS) até o fim do mês e deu um voto de confiança à Arena da Baixada, que recebeu uma ameaça da Fifa de ser retirada da Copa caso as obras não avançam dentro do esperado até 18 de fevereiro. 


"É como dizia Nelson Rodrigues: não é possível apostar no pior. O governador [do Paraná, Beto Richa], o prefeito [de Curitiba, Gustavo Fruet] e o empresário [CAP/SA] vão fazer estádio no prazo. O Brasil tem que apostar a seu favor, não contra", afirmou a presidente.


Em seu discurso, Dilma lembrou que a Arena das Dunas ficou 3% mais barata do que o orçamento inicial. "Fiquei encantada com a beleza desse estádio. Fiquei encantada que saiu 3% abaixo do preço orçado, que vai ganhar selo da ecologia, que é um estádio ambientalmente sustentável. Fiquei encantada que este estádio empregou 4 mil trabalhadores, entre eles apenados."


Antes que fosse perguntada sobre a possibilidade de que a arena se transforme em um elefante branco, Dilma afirmou que o estádio não serve apenas para jogos de futebol. "É importantíssimo ter jogos de futebol. Mas aqui é local para convenções, reuniões, exposições. Esse estádio vai contribuir para aumentar potencial turístico que Natal tem."

 Protestos do lado de fora

Um grupo formado por cerca de 400 pessoas, segundo a PM, fez um protesto na Avenida Salgado Filho, em frente ao estádio. Os manifestantes carregavam faixas com dizeres contra a realização da Copa em Natal e a favor de mais investimentos em políticas públicas. Um dos cartazes dizia "Da Copa eu abro mão, queremos mais dinheiro para saúde, segurança e educação". No meio do grupo, algumas pessoas levavam bonecos que representavam a presidente Dilma e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.
Durante o percurso da passeata, o viaduto Quarto Centenário foi pichado com a expressão "#naovaitercopa", uma alusão a um movimento que está sendo organizado pela internet para organizar uma série de protestos contra o Mundial no sábado, dia 25. A manifestação bloqueou as duas faixas da avenida por volta das 15h, mas os manifestantes não conseguiram entrar no estádio. Mesmo assim, gritaram para políticos que chegavam ao estádio.
A PM montou um forte esquema de segurança, do qual participaram cerca de 600 homens, de acordo com a corporação. Os policiais montaram um cordão de isolamento, com grades de ferro, para manter os manifestantes longe do novo estádio. De acordo com a PM, o protesto foi pacífico.

É Disso Que o Povo Gosta -"Da Copa eu abro mão, queremos mais dinheiro para saúde, segurança e educação"

João Nogueira

Tem que comer
Tem que beber
Tem que poder acreditar
Que um dia vai mudar

Tem que comer
Tem que beber
Tem que poder acreditar 

Que um dia vai mudar
É disso que o povo gosta
É isso que o povo quer
Poder jogar futebol
E sempre fazer amor
E nunca ter que assaltar
E nunca ter que implorar
Pra um dia poder chegar
A ser feliz

É disso que o povo gosta
É isso que o povo sente
É isso que o povo sempre quis


** * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário