segunda-feira, 27 de maio de 2013

TIROTEIO PELA PAZ . . .

…NO IMPÉRIO DO SURREALISMO.


Trabalhei nos anos 1960, em uma estatal cujo responsável da seção de cópias, chamava-se Antônio Guerra. Um dia precisaram admitir um funcionário para os serviços de limpeza e, por acaso, a vaga foi preenchido por um jovem que tinha por pré-nome Pacífico. 

Quando sua ficha chegou para a assinatura do diretor, este imediatamente esqueceu da limpeza e o botou trabalhando com o Guerra, ao ser perguntado sobre o porque daquela decisão ele foi curto e grosso: “Primeiro, colocando  a guerra junto com um pacifista fica mais fácil ter a paz e segundo é porque sou maluco!”. Fim de papo.desafio da paz

Nesse domingo a cidade do Rio de Janeiro, cujo moradores tem que conviver com a insegurança, as guerras entre facções de traficantes e entre estes e as milícias, ainda mais com uma polícia reconhecidamente corrupta, o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, tal qual aquele diretor que se disse maluco, resolveu promover nesse domingo passado, uma corrida com o significativo nome “Desafio da Paz”, onde ele mesmo se propôs a participar. 

O local escolhido é um dos mais violentos da capital; Vila Cruzeiro. Com todo esses ingredientes, como era de se espera, deu merda!
Logo no início da manhã do domingo, começou um intenso tiroteio entre traficantes de drogas e a polícia, causando pânico à multidão que se preparava para participar  e assistir o evento.

O percurso estabelecido pelos organizadores, foi o mesmo por onde, em 2010, mais de mil traficantes conseguiram fugir da favela quando forças militares e da polícia ocuparam a região.

A largada que deveria ser a 8 da manhã, sofreu um atraso de mais de uma hora, chegou-se até a pensar em cancelar a corrida.
Forças do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foram deslocadas para o local para garantirem a segurança e a corrida foi finalmente iniciada. Ainda não se sabe ao certo o que motivou a troca de tiros entre a polícia e os criminosos, exatamente na hora e no local da corrida.
A dose de surrealismo está mais do que boa.

(*) Fotomontagem: O Secretário de Segurança vestido a caráter, policiais trocam tiros com traficantes e atletas se protegem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário