terça-feira, 16 de abril de 2013

LULA - "O CAFAJESTÃO DE PLANTÃO".

"Um tomatinho qualquer não quebra a economia do país", afirma Lula em evento do PT em MG 

Repetindo Dilma, Lula sem citar o autor Nelson Rodrigues, disse que o "brasileiro perdeu o complexo de vira-lata". 
Dilma havia afirmado a mesma coisa em Porto Alegre semana passada.

* * *

O cafajestão  deveria  calar  a  boca  ou  soltar  a  matraca  e  falar  sobre as  acusações  a ele  imputadas.
Falar  por  exemplo  sobre a  Rosemary, o  desvio  de dinheiro, e  tem mais, ele  como EX ainda tem  direito  ao passaporte  diplomático?

O Supremo  deveria  olhar  com  carinho esse  assunto.Suas  viagens  ao  exterior tem sido  para tratar de assuntos  particulares em  aviões cedidos  por  empreiteiras, por que  então  "malas diplomáticas" o que ele  tanto  transporta em  suas  bagagens???

* * *

Nos últimos dois anos, Itamaraty emitiu  mais de cem passaportes diplomáticos.

Infelizmente  não é possível  fazer  uma  comparação  com anos  anteriores, porque  foi  a  partir  de  2011  que o  Itamaraty  começou  a  publicar o nome dos  titulares  no  Diário  Oficial.

 O que diz a regra
 
As regras para a concessão do passaporte diplomático foram definidas no decreto 5.978, de 4 de dezembro de 2006.

Diz o texto que têm direito regularmente ao passaporte diplomático: o presidente da República, o vice-presidente e os ex-presidentes da República; os ministros de Estado, os ocupantes de cargos de natureza especial e aos titulares de secretarias vinculadas à Presidência da República; os governadores dos Estados e do Distrito Federal; os funcionários da carreira de diplomata, em atividade e aposentados, de oficial de chancelaria e os vice-cônsules em exercício; os correios diplomáticos; os adidos credenciados pelo Ministério das Relações Exteriores; os militares a serviço em missões da Organização das Nações Unidas e de outros organismos internacionais, a critério do Ministério das Relações Exteriores; os chefes de missões diplomáticas especiais e aos chefes de delegações em reuniões de caráter diplomático, desde que designados por decreto; os membros do Congresso Nacional; os ministros do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União; o procurador-geral da República e aos subprocuradores-gerais do Ministério Público Federal; e os juízes brasileiros em tribunais internacionais judiciais ou tribunais internacionais arbitrais.
O decreto, no entanto, deixa uma brecha para pessoas não relacionadas nos quesitos acima que queiram o "superpassaporte". No parágrafo 3º, o texto afirma que "mediante autorização do ministro de Estado das Relações Exteriores, conceder-se-á passaporte diplomático às pessoas que, embora não relacionadas nos incisos deste artigo, devam portá-lo em função do interesse do país." Até 2011, as pessoas que obtinham acesso ao passaporte diplomático a partir dessa regra eram desconhecidas, mas, desde 2011, o MRE determinou que os nomes deviam ser publicados no Diário Oficial da União.

Mudança de regras

Após a publicação de reportagens que mostravam que filhos e netos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva haviam recebido o documento a poucos dias do final do mandato, o MRE publicou uma portaria em 25 de janeiro de 2011 para dar transparência ao assunto.
A portaria do Itamaraty afirma que o requerente deverá demostrar que "está desempenhando ou deverá desempenhar missão ou atividade continuada de especial interesse do país, para cujo exercício necessite da proteção adicional representada pelo passaporte diplomático". Afirma ainda que a concessão de passaporte diplomático ao cônjuge, companheiro ou companheira e aos dependentes estará vinculada à missão oficial do titular e, portanto, terá validade pelo prazo da missão.
A portaria determina ainda que os que recebem passaporte diplomático de acordo com o parágrafo terceiro – ou seja, os emitidos em caráter "excepcional" – têm o nome e o pedido publicados no Diário Oficial da União, o que não acontecia anteriormente.

UOL NOTICIAS POLITICA

Um comentário:

  1. O PT nao pode sair do poder e nem o Lula ser investigado e denunciado. Se isso acontecer, a cachoeira de lama seria tanta, e tao suja, que nao haveria presi'deos suficiente. Nesses escandalos ninguem fala do Dilma,,,que tambem ta envolvida ate' o pescoco. Dilma e Rose sao irmas gemeas. Foi bloqueado a abertura dos arquivos do Dilma, do tempo do cangaco comunista. A naturalidade Bu'lgara dela ninguem investiga. Contas banca'ria dela, nas Ilhas Cayman, ninguem investiga. Se tivessemos oposicao, bastaria investigar isso ai, Mas todos esses crimes sao fichinhas diante da cacheira de lama que apareceria, com a saida do PT. Apesar da mediocridade de sua administracao, ela continua rindo, tranquila, usando e abusando de nosso dinheiro, e escanda-los pipocando,,,mas ela ri,,,isso nao diz tudo ?????

    ResponderExcluir