segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

OSCAR NIEMEYER, O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO SOCIO COMUNISTA TUPINIQUIM,


O Copan foi um dos grandes projetos para São Paulo apresentados por Oscar Niemeyer em 1951, encomendado para o IV Centenário da cidade (que viria a ser comemorado em 1954). A ideia era inspirada no Rockefeller Center, de Nova York, condomínio que unia um grande centro comercial e de lazer a residências. A campanha publicitária que lançou o empreendimento previa uma "chuva de dólares para o país" advinda de receitas do turismo, mas em questão de meses o governo federal liquidou extrajudicialmente o Banco Nacional Imobiliário (BNI), que era o responsável pelo repasse dos investimentos, provocando desinteresse da PanAm, a principal financiadora.

A fachada do edifício tem 45 mil metros quadrados. Os blocos têm entradas separadas, e a partir da segunda metade dos anos 1980 todo o prédio passou a ser cercado com portões de ferro após as 23 horas. 

 Como o prédio não conta com infraestrutura de lazer, as crianças costumam improvisar em um pátio de cimento sombrio junto a uma das paredes externas do edifício. 

 Os moradores também reclamam das chapas de concreto que cruzam a fachada norte do edifício no sentido horizontal, que, apesar de terem um efeito "magnífico" para quem vê de fora, cobrem boa parte da vista que se tem de dentro dos apartamentos e são difíceis de ser limpas. A grande vantagem estrutural das chapas seria impedir que, em um incêndio, as chamas se propagassem para os andares superiores.
 
Um problema estrutural do edifício é não haver um meio de comunicação interna entre os apartamentos e a portaria, uma vez que não há interfones nos blocos do edifício. 

Para permitir a entrada de visitantes e prestadores de serviços, por exemplo, os moradores recorrem a um caderno de anotações, método extremamente obsoleto e pouco prático, para o registro de entradas no edifício.

WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário