sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

APOSENTADOS DO BANESPA ESPERAM QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA , SÃO 19 ANOS DE ESPERA , DESDE QUE O BANESPA SOFREU A INTERVENÇÃO EM 1994 PELOS TUCANOS FHC E MARIO COVAS

A CPI foi  descartada, parece-me que  não  há  interesse em  apurar  os fatos.Vamos fazer  uma  pequena  retrospectiva.

 #4 Antonio Sérgio Socol 16-05-2012 15:47
A Justiça não tem dado provimento às ações dos empregados aposentados, com base na falsa premissa de que os mesmos não teriam aderido ao Plano Pre-75 oferecido. Ocorre que o BACEN, ilegalmente, permitiu a violação do princípio da facultatividade , ao incluir na consulta determinada pela Lei 6.435/77, matéria estranha ao regime previdenciário, qual seja, a necessidade de abri mão do sagrado direito constitucional do acesso ao poder judiciário, como condição para a adesão ao novo plano, em total violação do princípio da legalidade, posto que na ocasião o Banespa se encontrava federalizado e como tal, deveria ter seu comportamento balizado pelo mencionado princípio, posto que, ao contrário do setor privado, o poder público somente pode fazer o que a lei permite e tal permissão não constava da Lei 6.435/77. Cabe, no meu entendimento, ação declaratória de nulidade do ato viciado e a realização de uma nova consulta com efeito "ex-tunc", a fim de sanar a irregularidade.

Outros comentários seguem abaixo:

 Escândalo do Banespa

O Banespa - Banco do Estado de São Paulo - se tornou grande agente financeiro da economia paulista a partir de 1909, quando o Banco de Crédito Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo, primeiro nome do banco, se associou ao capital francês. A partir de 1919, no governo Altino Arantes, o Estado de São Paulo passou a ser seu acionista majoritário, e o banco foi o responsável pelo fomento às políticas públicas, ao desenvolvimento social, provendo créditos e serviços bancários e financeiros. Sustentou o ciclo do café, financiou grandes obras públicas, como hidrelétricas, estradas de ferro e rodovias, além de fornecer crédito rural, para as obras municipais e melhoramentos urbanos.

Nos anos 60, se destacou na expansão do parque industrial paulista, e nos anos 70, financiou grandes investimentos sociais e produtivos espalhando representações no exterior: Assunção, Buenos Aires, Madrid, Miami, Londres, Tóquio, Cuidad Del Este, Nova York, Santiago do Chile, Frankfurt, Ilhas Cayman e Luxemburgo.

Mas a partir da década de 90, os escândalos transformaram sua imagem de propulsor da economia paulista para o descrédito de banco estatal quebrado, da necessidade de ser privatizado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.


A implantação da CPI do Banespa investigou a gestão do banco a partir da intervenção do Banco Central, em 29 de dezembro de 1994 , no final do governo Fleury, dois dias antes do governador Mário Covas (PSDB) assumir o Estado. O motivo eram as dívidas do governo estadual com o banco, que surgiram nos governos Quércia e Fleury Filho e somavam, à época, US$ 10 bilhões.


Segundo a Folha Online, de 01/10/2006, o governador Fleury reagiu à intervenção do Banespa dando murros na mesa e atribuindo a decisão a uma “covardia e irresponsabilidade” da equipe econômica federa
l.

 continua . . . 

Comentários:

Mello 18-02-2012 10:41
O que ainda não está explicado é onde o Santander foi levantar dinheiro para a compra do Banespa.
Há fortes indícios que o BACEN tenha aplicado divisas brasileiras no Santander e/ou Associado, o que vale dizer que o Banespa foi comprado com dinheiro do Brasil.
Para se conhecer a verdade, há necessidade de se saber onde estavam aplicadas as divisas brasileiras além do BIS em novembro de 2000.
Alguém poderia informar????
* * * 

Nenhum comentário:

Postar um comentário