quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A ECOPETROL COLOMBIANA VALE MAIS QUE A PETROBRAS.

Colombiana Ecopetrol supera Petrobras em valor de mercado


Londres, 28 jan (EFE).- A companhia petrolífera estatal colombiana Ecopetrol superou a Petrobras como a maior empresa da América Latina por valor de mercado, informou nesta segunda-feira o jornal "Financial Times".

A capitalização de mercado da companhia colombiana era de US$ 129,5 bilhões ao fim da sessão da sexta-feira, acima dos US$ 126,8 bilhões da Petrobras.

No entanto, o próprio executivo-chefe da Ecopetrol, Javier Gutiérrez, recebeu com cautela essa avaliação e disse ao jornal que as empresas "não podem ser comparadas, já que a Petrobras é um gigante em muitas frentes".

"A capitalização é apenas um reflexo da confiança que o mercado tem na Colômbia em geral e na Ecopetrol em particular, mas o mercado tem altos e baixos", ressaltou o diretor.

O "Financial Times" destaca que a Ecopetrol, propriedade do Estado em 80%, é responsável da maior parte da produção de petróleo da Colômbia, que com sua riqueza de recursos e um ambiente propício aos negócios atrai cada vez mais investimento internacional.

No entanto, alguns analistas acreditam que sua alta capitalização, que aumentou 50% nos últimos 15 meses, não responde aos aspectos fundamentais do negócio e se deve mais a recentes fluxos de investimento.

O jornal lembra ainda que as ações da Petrobras perderam 45% de seu valor nos últimos três anos após registrar resultados piores que o previsto e pela incerteza em torno do grande investimento necessário para explorar as jazidas do pré-sal.


UOL ECONOMIA

* * * 
A democracia é apenas a substituição de alguns corruptos por muitos incompetentes.(George Bernard Shaw)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário