domingo, 4 de novembro de 2012

PIUMHI - VOCE SABE QUE NOME É ESSE?

Pois é, não sei se é por conta da economia aquecida, aqui na região é comum  encontrarmos veículos dos mais  longínquos pontos do Brasil.
Esta semana, estava parado em frente minha casa observando o movimento, de repente parou um Vectra desses modelo mais antigo , quem sabe 2000 aguardando oo sinal abrir, olhei a placa do carro e não conseguia entender o que estava escrito, mas a placa é do  Brasil, fiquei na dúvida de que estado, MS, MT, MG?
Era de Minas Gerais uai!!!
Mas que raio de nome é esse  aí? PIUMHI?
É isto mesmo, grafada dessa maneira. Mas por que  uai?
Piumhi [piwmˈi]) é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2010 era de 31 383 habitantes.
Esta informação tirei  da Wikipédia.
O significado do vocábulo Piumhi é historicamente documentado, e vem do tupi rio de peixe, referindo-se a rio homônimo.
Para a análise do vocábulo é colocada em prática a lição de Teodoro Sampaio em sua obra "O Tupi na Geografia Nacional". De acordo com seus escritos, para se conseguir a etimologia de um topônimo, em primeiro lugar, deve-se verificar como o mesmo era grafado primitivamente, ou seja, como ficou registrado e escrito nos mais antigos documentos.
Em todos os documentos antigos, sejam arquivos eclesiásticos ou históricos, sem exceção, o nome do lugar e do rio figura como Piauhy.
Bem, não estou aqui para discutir etimologia, se está certo ou errado, apenas achei muito curioso o nome dessa cidade.
Adoro esse país. Quer saber mais?
CLIQUE EM  PIUMHI 






Nenhum comentário:

Postar um comentário