domingo, 7 de outubro de 2012

8:00 h- FOI DADA A LARGADA- QUE VENÇA O MENOS PIOR- VAMOS VOTAR? .

 VAMOS VOTAR ? - DANUZA LEÃO

FOLHA DE SP - 07/10

Hoje é dia de festa, e não desperdice o privilégio de escolher os que você acha que vão ser os melhores

Política é coisa complicada, todo mundo sabe, e essa eleição está ainda mais complicada que as outras. A cada vez, segundo os resultados, se tem uma ideia: se os eleitores aprenderam a votar melhor, se já percebem quais candidatos pensam sinceramente em fazer alguma coisa decente pelo país, ou se continuam a votar nos mesmos de sempre, que acabam envolvidos nos escândalos de sempre -aliás, cada vez maiores.

É interessante avaliar até que ponto a propaganda eleitoral funciona. Mais tempo na televisão significa mais votos? Mais cartazes nas ruas quer dizer que a eleição está ganha? A realidade diz que não. Às vezes parece que o eleitor está mandando um recado aos que achavam que a transferência de votos seria automática, mas se houvesse a receita do sucesso tudo seria bem fácil. E o tempo dos marqueteiros parece estar em seus estertores, ufa.

Só quando forem abertas as urnas vamos saber, e muitos eleitores -segundo as pesquisas- parecem estar dizendo "voto em quem quero". Convenhamos, é um progresso. E quando você não tem certeza de em quem deve votar? Alguns preferem os que estão na frente das pesquisas, para estar do lado dos vitoriosos; já outros escolhem seu candidato por eliminação e votam contra um candidato ou contra um partido (ou vários).

Eleição é sempre um dia de grandes emoções. O resultado vai mostrar -mais ou menos- para onde estamos indo, e participar dessa escolha é uma chance que não pode ser desprezada.

Existem os que não têm mais obrigação de votar por terem atingido os 70 anos. Mas como assim? Abrir mão desse direito é desistir de muita coisa, sobretudo de ajudar a melhorar o país -fora a sensação de estar vivo e atuante, o que é muito bom. Eu sempre vou votar, mesmo que o voto venha a ser facultativo.

Vote com sua cabeça, mas também com seu coração, e não importa se seu candidato -segundo as pesquisas- não tem chance de ganhar. O que interessa é a certeza de estar votando bem, naquele que parece ser o melhor, de acordo com a sua consciência.

Complicada é a escolha do vereador; são tantos os candidatos, a maioria deles tão insignificante, com seus slogans bizarros (e sempre com um sambinha ao fundo), que é um problema ter que escolher um deles para nos representar. Algum -ou alguns- deve merecer o voto, mas esses eu não conheço, e votar em branco é uma questão de princípios: eu me recuso.

Então, se esse for também seu caso, escolha uma legenda na qual acredita, vote nela e saia da cabine com o coração leve, com a consciência de ter feito o melhor que podia, e não invente nenhuma desculpa para não votar; votar é bom.

Hoje é dia de festa, e não desperdice o privilégio que é poder escolher os que você acha que vão ser os melhores; vote bem.


* *  * 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário