domingo, 16 de setembro de 2012

STF COMEÇA A JULGAR ZÉ DIRCEU. A PARTIR DE SEGUNDA FEIRA.(17/09)



O julgamento do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) entrará na sétima semana e, a partir de segunda-feira, os ministros começam a analisar o item 6, que tem entre os réus o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o presidente do PTB, Roberto Jefferson.

Com este item, os ministros vão analisar se houve compra de votos de políticos de partidos aliados ao governo no Congresso. Dirceu é apontado na denúncia do Ministério Público Federal (MPF) como "chefe da quadrilha" responsável pelo suposto esquema, do qual Valério seria o principal operador.

O relator Joaquim Barbosa começará a narrar os crimes atribuídos aos políticos da suposta organização. Será seguido pelo revisor e depois vem o votos dos demais ministros. O presidente do STF, Ayres Britto, deve tentar na segunda-feira propor mais uma vez que os ministros façam sessões extras para acelerar o julgamento. Ayres completa 70 anos em novembro, quando terá que se aposentar. O ministro Marco Aurélio Mello, por exemplo, já se manifestou contra a ideia.

A proposta que partiu de Joaquim Barbosa deverá ser discutida novamente no início da sessão. A ideia surgiu no início da semaana. Mas, na quarta-feira, num almoço do gabinete de Ayres, ministros presentes ao encontro rejeitaram a sugestão. Na quinta-feira, Barbosa voltou a pedir sessões adicionais para, segundo ele, evitar atrasos no julgamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário